Saltar para conteúdo
Faça um Consórcio de Auto + Imóvel

Get Adobe Flash player

Get Adobe Flash player

Quanto custa o seguro do meu carro?

  Ι  9, abril, 2010 por Anselmo
quanto-custa-seguro-meu-carro

Para nós corretores de seguro é frequente ouvir dos clientes perguntas como: “Quanto custa o seguro para esse carro?”
“Meu tio tem um carro igual ao meu, porque o valor do seguro dele é menor?” Para ajudá-los a entender como funciona um orçamento de seguro escrevemos esse artigo, que tem como objetivo fornecer uma visão geral e esclarecedora sobre o cálculo de um seguro de automóvel.

O Perfil do Segurado

Ao contrário do que muitos pensam, o valor do seguro não tem como base somente os dados do bem-segurado (carro, imóvel, vida e etc), para chegar ao valor final é levado em conta também uma série de dados do cliente. Para cada categoria de seguro existe um “Questionário de Avaliação do Risco”, que corresponde a uma série perguntas que a seguradora faz para construir o perfil do segurado. A partir dessas informações, junto aos dados do veículo, a seguradora calcula qual o risco que ela terá de assumir com a aceitação do seguro e com isso, diminui ou aumenta o valor do seguro.

Que tipos de informações fazem parte do meu perfil?

Para o seguro de automóvel as seguradoras tem questionários específicos, que variam de seguradora para seguradora, mas na sua maioria são compostos das seguintes perguntas:

  • Tempo que o condutor possui seguro auto (bonificação)
  • Idade do condutor do veículo
  • Tempo de habilitação condutor do veículo
  • Sexo do condutor do veículo
  • Idade do(s) condutor(es)
  • Região que circula o veículo
  • Se o veículo possui  garagem ou estacionamento fechado
  • Tipo de utilização do veículo (profissional, locomoção diária ou lazer)
  • Se possui dispositivos de Segurança (Rastreadores via Satélite, Bloqueadores, …)

Vale lembrar que no caso do seguro de automóvel, quase todas as seguradoras avaliam o perfil do principal condutor e não necessariamente o perfil do segurado.

E se meu perfil estiver errado?

Algumas corretoras preenchem incorretamente o perfil do segurado, horas por pressa, horas por tentar obter um valor final mais barato. Mas fique atento, pois quando você aciona o seu seguro a seguradora faz uma perícia para averiguar se as informações da apólice realmente conferem. Caso a seguradora possa provar que as informações do seu perfil não são verdadeiras, ela tem o direito de negar a indenização. Caso isso ocorra, o cliente terá dois prejuízos, o referente ao sinistro (colisão, incêndio, roubo e etc..) e outro referente ao seguro que foi pago em vão.

Meu perfil mudou, preciso alterar minha apólice?

Caso a informação alterada seja relevante para a seguradora a sua apólice precisa ser atualizada. Normalmente a alteração da apólice é necessária em caso de:

  • Mudança de endereço
  • Mudança de estado civil
  • Troca de carro
  • Tipo de utilização do veículo (profissional, locomoção diária ou lazer)
  • Inclusão de novos condutores

A atualização da apólice pode ou não alterar o valor do seu seguro. Caso o novo valor do seu seguro seja inferior ao seguro vigente, a seguradora irá reembolsar a diferença. Caso contrário a diferença será cobrada. Consulte nossos corretores para averiguar como você deve proceder na sua situação.

Como a Andina preenche o perfil dos clientes?

Quando os corretores da Andina Corretora de Seguros elaboram uma proposta para você, eles obtêm todas as informações necessárias para que você possa contar com o seguro sempre que precisar. E para alcançar um valor acessível, nossa equipe conhece as melhores seguradoras para cada tipo de perfil além de trabalhar sempre com descontos e possuir condições especiais de negociação com as grandes seguradoras. Solicite uma proposta para nossos corretores  (41) 3357 1314.

Quer receber nossas Dicas e Notícias no seu email?

Email:
2 comentários
  1. Delvair Jr. permalink

    Muito bem lembrado! Já alterei o artigo.

    obrigado.

  2. Luciana permalink

    alteração de endereço

Comente:

Obs.: Seu email não será divulgado.

Subscreva este comentário via RSS

More in Dicas sobre Seguros (20 of 21 articles)